Programas > Conteúdo

Conteúdo

EUROMOBIL, programa multimédia interactivo de informação e de aprendizagem linguística que visa promover a mobilidade estudantil. Tem como público-alvo estudantes que pretendam fazer uma formação na Alemanha, na Finlândia, em França, no Reino-Unido, na Hungria, na Polónia, em Portugal, na República Checa ou na Roménia. Os programas para o alemão, o inglês, o finlandês, o húngaro já estão desníveis e podem ser descarregados gratuitamente ou encomendados em CD-ROM no sítio http://www.jyu.fi/euromobil . Os programas para o francês, o polaco, o português e o romeno estará disponíveis no final de 2007.

EUROMOBIL foi concebido para apoiar os estudantes que realizam os seus estudos num outro país e para os ajudar a melhor gerir situações do quotidiano no país de acolhimento. É u material híbrido que combina componentes interactivas e informativas off-line e on-line (CD-ROMs/DVD com ligação à INTERNET)

O programa contém duas componentes principais que se complementam:

Actividades linguísticas relativas a diferentes situações de comunicação na língua-alvo (no CD-ROM e na web);

 Informação sobre as instituições, os países e respectivas culturas (no CD-ROM e na web);

EUROMOBIL pode ser utilizado autonomamente ou com a presença de um professor ou tutor.

Níveis e língua de interface

Dado que, tanto na Alemanha como em França e no Reino Unido, os estudantes estrangeiros devem seguir as alas na língua do país, os programas alemão, francês e inglês são unilingues e foram concebidos para níveis avançados. No entanto, no programa francês, são também propostas actividades de nível básico e intermédio porque, com base nos resultados da análise de necessidades realizada em França se concluiu que os estudantes em mobilidade naquele país têm níveis heterogéneos de competência em francês. Em Portugal, os estudantes devem seguir as aulas na língua do país de acolhimento mas, na realidade também com base nos dados da análise de necessidades, não possuem, na maior parte, as competências necessárias para tal. Assim, o programa português foi concebido para os níveis de iniciação e intermédio tendo o inglês como língua de interface.
Nos outros países não se espera que os estudantes tenham conhecimento da língua local mas a experiência provou que a maior parte dos estudantes estrangeiros (mais de 90%) se interessa muito pela língua do país e se inscreve em cursos de língua para o nível de iniciação.
Os programas para o finlandês, o húngaro, o polaco, o checo e o romeno são concebidos para o nível de iniciação com o inglês como língua de interface.

Aprendizagem da Língua e Módulos

Os programas de nível avançado baseiam-se em situações que ocorrem na universidade,enquanto que nos programas para níveis de iniciação se incluíram também situações do quotidiano. Os programas baseiam-se em documentos vídeo autênticos e semi-autênticos (aconselhamento sobre a escolha das aulas a seguir, aulas expositivas, exames, serviços, tempos livres, etc., ver os conteúdos e o DEMO). Contém actividades ligadas a algumas ou à totalidade das seguintes competências:

Compreensão global e detalhada de documentos audiovisuais
Compreensão oral e escrita
Aquisição de vocabulário e de estratégias de interacção
Avaliação da comunicação oral e discussão
Produção escrita e oralidade

As transcrições dos vídeos estão disponíveis na página PROGRAMAS > Material Suplementar.
Para além disto, o CD-ROM engloba as seguintes secções:

A saber: informação sobre a língua e a cultura do país de acolhimento
Glossário: elaborado a partir do vocabulário utilizado no programa (com anotações de gramática para certas línguas), monolingue nos programas alemão, inglês e francês, traduzido para inglês nos programas finlandês, húngaro, polaco, português, checo e romeno.
Ajuda:  (só no programa francês): ajuda metodológica e ajuda linguística (vocabulário, pronúncia e gramática)
-me:explicações sobre o projecto, os programas e ajuda técnica.

Está disponível na página LIGAÇÕES do sítio uma lista completa de ligações para as universidades, os países-alvo e as suas culturas específicas. O FORUM constitui uma plataforma para as respostas dos estudantes às actividades de discussão propostas pelos programas EUROMOBIL para os seus comentários ou para a sua constituição ou informação a partir das experiências vividas enquanto estudantes estrangeiros.