Projecto > Parceiros

PARCEIROS

 

1999 a 2003: Alemanha | Finlândia | Hungria | Inglaterra
2005 a 2007: Finlândia | França | Polónia | Portugal | República Checa | Roménia

__________________________________________________________________

Alemanha: IIK e. V. Berlim

O Instituto de Comunicação Intercultural é uma empresa registada que suporta e promove a cooperação internacional a nível científico, cultural e económico, entre professores de línguas, estudantes de línguas, peritos económicos, estudantes, cientistas e outras pessoas interessadas, estando na Europa, ou não. O Instituto tem várias Escolas em Bayern, Berlim e Thüringen. Para além do ensino das línguas estrangeiras, o Instituto também investiga em métodos educacionais ligados às novas tecnologias e media.

>>CONTACTO


Finlândia: Centro de Línguas Aplicadas da Universidade de Jyväskyl
(Coordenadora na fase 1)

O Centro de Estudos de Línguas Aplicadas (CALS) é um instituto de investigação da Universidade de Jyväskylä, mas tem também deveres nacionais. A nossa esfera de actividade inclui edições de língua, uso e ensino da língua tanto a nível da sociedade como a nível individual. Consideramos este assunto tanto da perspectiva da língua materna como da perspectiva da língua estrangeira. A nossa visão da língua é social e interactiva, e abordamos a investigação de um ponto de vista multidisciplinar.
O Centro de Estudos de Línguas Aplicadas apoia o ensino das línguas
- Conduzindo investigação do ensino e aprendizagem das línguas;
Organizando um curso de doutoramento em línguas aplicadas;
Publicando resultados de investigações, relatórios e material de ensino;
- Desenvolvendo o ensino de línguas aplicadas em particular, para professores de línguas;
- Desenvolvendo, coordenando e organizando testes nacionais de língua (O certificado nacional), e proporcionando treino aos assessores de línguas;
- Participando, enquanto perito, em grupos de trabalho dos vários ministérios, universidades e institutos de Educação Superior e também no Conselho Nacional de Educação da Finlândia;
- Tomando parte em debates sobre assuntos relacionados com línguas, a sua politica, e o seu ensino e aprendizagem.

O Centro de Estudos de Línguas Aplicadas tem uma longa experiência na liderança de projectos ligados à Academia da Finlândia e de trabalho em projectos da União Europeia, quer enquanto instituição coordenadora, quer enquanto parceiro.

>>CONTACTO


França: Instituto de Línguas da Universidade Michel de Montaigne – Bordeaux 3, em Bordéus
(Coordenador da fase 2)

Esta Universidade tem uma longa tradição em prática e investigação, nas seguintes áreas:
- Arte/Literatura/Línguas: Artes, Línguas Clássicas, Ciências da Literatura e Linguagem; Línguas e Civilizações; Línguas Estrangeiras Aplicadas
- Campo das Ciências Sociais: História, História de Arte; Arqueologia Geografia e Ambiente; Ciências da Terra e Ambiente; Ecologia; Informação e comunicação; História da Filosofia; Filosofia.

A secção “Ensinar Francês como Língua Estrangeira” do Departamento de Ciências da Língua foi criado à 20 anos. Promove Cursos de Mestrado e Doutoramento na área de “Francês como Língua Estrangeira” e especialmente nas áreas de trabalho de projecto e desenvolvimento/avaliação de materiais multimédia.
Entre 1999 e 2002 a secção organizou cursos em nove línguas europeias destinados aos estudantes de Bordéus interessados em estudar em mobilidade em países como Dinamarca, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Holanda, Noruega, Portugal e Roménia. São também organizados pelo Departamento, regularmente, cursos de Verão para professores integrando as novas tecnologias, ao ensino das línguas.

A secção “Ensinar Francês como Língua Estrangeira” assim como o Departamento de Ciências da Língua e outros sectores da Universidade, têm numerosos contratos internacionais no âmbito de projectos europeus e dos contractos bilaterais de cooperação. Os membros do grupo de investigação da sintaxe TELANCO (Textos, Línguas e Cognição) fazem publicações no âmbito da sintaxe, ensino das línguas e politicas de língua. Organizaram em Maio de 2006 um conferência internacional intitulada “A linguagem das TIC’s- comunicação mediada”.

>>CONTACTO


Hungria: Instituto de Línguas da Faculdade de Medicina da Universidade de Pécs

O Instituto oferece estudos especializados de línguas e de línguas estrangeiras em geral, ensinando Inglês, Alemão, Francês, Latim e Húngaro. Durante a construção do material de ensino, foram também desenvolvidos testes para as línguas estrangeiras relevantes. Entre 1999 e 2000 foi desenvolvido, no Instituto de Línguas da Faculdade de Medicina, um novo sistema de exames de Inglês e Alemão (PROFEX), de acordo com as necessidades dos estudantes e das suas futuras profissões (médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas etc.). O exame é levado a cabo em todas as faculdades médicas na Hungria e o Instituto coordena a acreditação de centro de examinação.

>>CONTACTO


Polónia: Universidade de Gestão de Czestochowa

A Universidade de Gestão de Czestochowa é uma escola superior privada, fundada em 1995. Desde o inicio das suas actividades que a sua missão tem sido a formação de especialistas de nível elevado, apostados em desenvolver os seus conhecimentos e a sua carreira, numa economia moderna.
A Universidade oferece cursos em várias áreas: Gestão e Marketing (primeiro e segundo nível), Estudos Pedagógicos, Filologia, Enfermagem, Ciências da Computação, Gestão e Engenharia de Produção (primeiro nível), assim como cursos de pós-graduação em Pedagogia e Contabilidade.
A Universidade tenta oferecer áreas de estudo interessantes, professores de qualidade, um ambiente amigável, assim como dar oportunidade aos estudantes de participarem em programas da União Europeia e em várias actividades desportivas.

>>CONTACTO


Portugal: Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx)

A Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Lisboa. O seu objectivo é a formação de educadores, de professores e outros agentes educativos. Os seus objectivos articulam-se também com a noção actual de uma instituição do ensino superior: ensino e formação, investigação e desenvolvimento, estabelecimento de uma relação com a sociedade.
Criada por decreto-lei em 1979, a ESELx, após ter nomeado uma comissão instauradora, começou a sua actividade em 1985; os seus estatutos foram aprovados em 1993.
A ESELx colabora, como parceiro educativo, em diversos projectos, como cursos de formação e outras actividades nas regiões autónomas de Madeira e dos Açores, nos países da CPLP e da União Europeia. A realização de actividades de investigação, de desenvolvimento e de trocas com outras instituições nacionais e estrangeiras, a dinamização artística e cultural, o debate e a reflexão sobre questões cientificas e pedagógicas, bem como a abertura à comunidade, constituem os elementos fundamentais da vida da Escola.

>>CONTACTO


Reino Unido: Instituto de Estudos Germânicos da Universidade de Bristol

Para além de cursos de ensino do Alemão, de Inglês como língua estrangeira e de cursos de literatura Inglesa, também decorrem cursos de Inglês comunicativo, especialmente direccionados aos estudantes de Bristol, que pretendem uma experiência em mobilidade. O Instituto tem já muitos anos de experiência em programas de mobilidade de estudantes, nomeadamente no âmbito do Programa Sócrates/Erasmus e nos acordos bilaterais de cooperação com universidades da Alemanha (Mainz, Hannover, Heidelberg, Germersheim, Marburg). Uma maior ênfase está também a ser dado, ao desenvolvimento de suportes informáticos, no ensino de línguas estrangeiras.

>>CONTACTO


República Checa: Instituto de Línguas e Estudos Preparatórios da Universidade Charles em Praga

O Instituto tem uma longa tradição e especialização nos seguintes campos:

  • Ensino de línguas modernas, incluindo o ensino do Checo para estrangeiros;
  • Ensino das ciências nos programas preparatórios aos estudos universitários;
  • Metodologia do ensino das línguas e ciências;
  • Desenvolvimento e publicação de materiais de ensino e teste (tradicional e para e-learning).

O Instituto tem estado envolvido em numerosos programas de investigação e desenvolvimento, tanto a nível nacional, como internacional. A descrição de nível inicial e níveis intermédios da língua Checa foram desenvolvidas pelo staff do Instituto. Os projectos mais recentes, relacionados com línguas, levados a cabo com o apoio da União Europeia, foram:
- Leonardo Da Vinci: Desenvolvimento de material inovador para a aprendizagem de línguas;
- Sócrates/Grundtvig 2 (Parcerias de Aprendizagem) – CADAC - Desenvolvimento e comunicação através de culturas;
- EQUAL – Human Steps – Actividades educacionais para minorias e exilados;
- eEuroinclusion – Desenvolvimento de redes Pan-Europeias para as línguas menos faladas e ensinadas, através de Centros de investigação de línguas.

>>CONTACTO


Roménia: Universidade de Bucareste


Faculdade de Letras e Faculdade de Matemática e Ciências da Computação

A Universidade de Bucareste está situada na capital da Roménia, uma cidade agitada e multicultural com dois milhões de habitantes, que são conhecidos por serem dos mais simpáticos, afectuosos e bem-humorados povos do mundo.

Com os seus 140 anos de prestigiada tradição, a Universidade de Bucareste é o destino perfeito para todos os estudantes que queiram iniciar ou continuar uma carreira proeminente.

Uma boa e antiga tradição de ensino está ainda presente na Universidade de Bucareste. Os nossos programas compreendem ciências e humanidades: mais te 70 cursos de primeiro nível, desde o tradicional Direito, História, Teologia, Filosofia, até aos mais recentes cursos de Tecnologia da Informação, Ecologia, Genética, Ciência Politica, Relações Públicas e Comunicação, etc. Ensinamos em mais de 25 línguas e alguns dos nossos programas são em Inglês ou em Francês.

Os nossos departamentos participam no programa Erasmus desde 1998. O número de estudantes em mobilidade ultrapassa os 1500, para outras universidades europeias, por um ou dois semestres.

>>CONTACTO